Fala Curitiba 2018 inicia reuniões nos bairros

O Fala Curitiba 2018 inicia a série de reuniões englobando os 75 bairros de Curitiba. Em 2017 foram promovidas 80 reuniões públicas nas regionais, salões de igrejas e espaços comunitários. Os encontros envolveram 5.236 pessoas, que demandaram 5.480 propostas individuais e 978 propostas coletivas para os bairros de Curitiba. Por fim, 52 propostas foram eleitas e seguem para execução até o final deste ano.

Além da votação das propostas nos encontros dos bairros, também houve votação online, que somou 3.859 votos nas propostas coletivas, votos que foram incorporados na escolha das prioridades. Todas as participações individuais também foram digitalizadas e compõem o sistema eletrônico da Lei Orçamentária Anual (LOA), que auxilia o trabalho das secretarias.

Embasado em princípios de governo aberto e com foco em metodologias inovadoras, o programa permite que mais pessoas participem e que todas, absolutamente todas, tenham a possibilidade de ser ouvidas. De outro lado, busca oferecer conscientização e educação cívicas, com transparência e ofertando informações precisas sobre possibilidade, dificuldades e inviabilidades.

O modelo de 2018 traz algumas diferenças em relação ao ano anterior pela necessidade de discutir-se também a LDO. O site do Fala Curitiba também ganhou mais funcionalidades, dados, gráficos e mantém o calendário atualizado dos encontros nos bairros, assim como o ranking e propostas eleitas na edição 2017 do programa. “O Fala Curitiba inicia a série de reuniões públicas englobando os 75 bairros de Curitiba com um trabalho ainda mais próximo e conectado com os anseios da população. O portal do Fala ganha mais informações e funcionalidades para facilitar o processo de decisão das prioridades de cada regional da cidade.”, comenta o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública Imap, Alexandre Jarschel de Oliveira, órgão idealizador do programa.

Entenda como serão as 5 fases do Fala Curitiba:

 PRIMEIRA FASE – LDO

Na primeira, que ocorre no mês de março, a população escolherá quais os 07 temas prioritários que serão detalhados nas próximas etapas. Essa escolha se dará de 03 diferentes formas:

  • Serão distribuídas fichas de escolha na Administração Regional (em locais e eventos estratégicos).
  • Será realizada uma reunião prévia, com explicação sobre o processo e escolha de temas prioritários através de fichas.
  • Será aberta participação na internet.

Ao final do mês de março, com o resultado de todos esses canais recolhidos, serão escolhidos os 07 temas.

SEGUNDA FASE – LDO

As consultas públicas para a LDO propriamente ditas, oficiais constituem a segunda fase. As 07 ações pré-selecionadas são apresentadas a população junto com o encaminhamento para o restante do ano.

TERCEIRA FASE – LOA

Serão organizados encontros reunindo moradores dos 75 (setenta e cinco) bairros de Curitiba, onde serão detalhados os temas escolhidos na fase anterior. Durante as reuniões os moradores, devidamente orientados sobre a metodologia, recebem fichas individuais com temas escolhidos. Desses, eles pode optar por 03 itens de maior importância bairro, conforme avaliação pessoal. Na continuidade os participantes são convidados a se reunir em grupos conforme temas de afinidade, preferencialmente aquele correspondente ao tema anotado como prioridade número 01. Em grupo, os moradores debatem os interesses individuais para escolher aquelas que são consideradas as prioridades da coletividade. Desta forma, além de terem a oportunidade de serem ouvidos pela administração pública municipal, os participantes recebem orientação e conscientização cívica e acordam através de debate livre entre seus pares as maiores necessidades de sua região. Ao final da discussão um relator escolhido pelo grupo apresenta as três prioridades coletivas de cada tema.

QUARTA FASE – LOA

A quarta fase diz respeito a trabalho interno entre administradores regionais, núcleos regionais e Secretárias. As prioridades levantadas são analisadas sob a ótica da viabilidade técnica, jurídica e orçamentária. Os pedidos inviáveis dentro destes critérios são informados à população nas próximas reuniões. São destacadas as prioridades que podem ser tratadas e atendidas independente do orçamento do ano seguinte, por refletirem ações de rotina. Finalmente, são selecionadas 20 (vinte) prioridades que podem ser discutidas para fim de inclusão na lei orçamentária.

 

 

QUINTA FASE – LOA

Aqui acontecem as consultas públicas oficiais para a elaboração da LOA. As 20 ações pré-selecionadas são apresentadas a população em dez encontros – um por regional – e realizadas novas votações para que sejam eleitas 50 prioridades do município (cinco por regional).

As reuniões e consultas públicas nos bairros são organizadas pelas administrações regionais com o apoio do Imap e contam com representantes de todas as secretarias municipais e da administração indireta. As demandas debatidas nos encontros seguem a linha da coletividade e as prioridades finais escolhidas seguem para execução na vigência do orçamento de 2019. Demandas pontuais, como por exemplo: a troca de uma lâmpada queimada ou o pedido de tapa-buraco, devem ser solicitadas diretamente pelo canais de atendimento da Central 156, pelo site: http://www.central156.org.br, chat: http://www.central156.org.br/chat ou pelo telefone 156.

 

ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE O 156 E O FALA CURITIBA