Pinheirinho e CIC elegem prioridades para o orçamento de 2018

Nesta quarta-feira (2/8), o Fala Curitiba encerrou as consultas públicas das regionais CIC e Pinheirinho. Somando os votos on-line com os presenciais, mais de 500 pessoas participaram dos eventos e escolheram as cinco prioridades de cada regional que irão compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018. Nesta quinta-feira (3/8), o evento será nas regionais Matriz e Boqueirão.

No Pinheirinho, a consulta pública foi conduzida pelo administrador regional, João Cordeiro, que ressaltou a importância dos encontros para a região. “Essa proximidade da comunidade com regional, secretarias e orgãos que compõem a gestão pública municipal é importante para que as ações sejam mais assertivas. Estamos aqui para servir a comunidade”, comentou.

O morador Celso Acir Zarugner defendeu propostas de saúde, segurança e reciclagem: “Eu uso plano de saúde particular, mas elejo a demanda de melhoria na saúde pública, pois é o que a população mais precisa. Além disso marquei as duas opções de melhoria na segurança e na reciclagem de lixo, pois é um absurdo o que é feito por alguns bares e restaurantes da região”, disse.

A secretária municipal da Saúde Marcia Huçulak, ressaltou o trabalho que está sendo feito nos bairros: “Acabamos de voltar do evento que garantiu mais R$ 65 milhões em obras de pavimentação na cidade. Além disso, estamos estruturando toda a rede de saúde, como mutirões, remédios e recursos”, comentou.

Também participaram da consulta no Pinheirinho o vereador Oscalino do Povo, o secretário municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César,  presidentes dos conselhos comunitários de segurança (Consegs), lideranças comunitárias, chefes de núcleos e representantes das secretarias municipais.

Na CIC a consulta pública foi conduzida peloadministrador regional Raphael Keiji, que ressaltou: “A  população da CIC deu exemplo de cidadania escolhendo propostas para o bem comum e não somente para a sua comunidade”. Na CIC estiveram presentes secretários municipais, lideranças comunitárias e os vereadores Zezinho Sabará, Toninho da Farmácia e Mauro Ignácio.

Cinco prioridades do Pinheirinho:

1. Novos concursos para a área do esporte
  2. Intensificar as rondas da Guarda Municipal nos bairros Fanny, Novo Mundo e Lindóia
  3. Ampliar o quadro de profissionais nas unidades de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem)
  4. Contratação de guardas municipais para reforço na segurança nas escolas municipais
  5. Intensificar rondas nas escolas municipais

Cinco prioridades da CIC

1. Ampliação das ações esportivas, de lazer e com a juventude em toda a extensão através da contratação de novos profissionais.
  2. Regularização dos medicamentos para disponibilizar nas farmácias dos postos de saúde.
  3. Aumento do número de médicos e equipes de enfermagem.
  4. Reforma /ampliação do posto de saúde Vila Verde.
  5. Aumentar orçamento para ofertar capacitação profissional para a comunidade principalmente jovens.

Calendário da última fase do Fala Curitiba:

BOQUEIRÃO

Data: quinta-feira (3/8)

Local: Salão II da Igreja Visão Missionária (Rua Anne Frank, 4.209, Boqueirão)

MATRIZ

Data: quinta-feira (3/8)

Local: Mercado Municipal de Curitiba – Setor de Orgânicos/Mezanino (Rua da Paz, 608, Centro)