Moradores das regionais Portão e Tatuquara elegem prioridades

Mais de 400 moradores participaram das últimas consultas públicas das regionais Portão e Tatuquara para a composição da Lei Orçamentária Anual 2018. Os moradores participaram da apresentação das prioridades eleitas pela comunidade em encontros anteriores, defenderam as propostas e votaram nas cinco demandas que consideram prioritárias para a região.

Essa votação vai até sexta-feira (04/08) em todas as regionais da cidade. Nesta quarta-feira (2/8) é a vez das regionais CIC e Pinheirinho elegerem as 5 prioridades.

No Portão, o encontro foi conduzido pelo administrador regional Gerson Gunha. “Nós queremos fazer  a melhor gestão da história. E para isso é muito importante que a população participe da gestão pública, que programas como o Fala Curitiba cresçam e ouçam cada vez mais as pessoas”, comentou  Fernando.

Gunha também comentou sobre as demandas que já foram encaminhadas e solucionadas na regional. “Nos encontros surgiram diversas demandas pontuais nos bairros e nas vilas que conseguimos solucionar, encaminhar ou incluir em programas e ações integradas que estão acontecendo na regional”, comenta.

Durante a apresentação das dez prioridades que seriam votadas, o morador Carlito Moreira defendeu a contratação de mais servidores para a abertura do CMEI Santa Schier. “O CMEI já foi inaugurado duas vezes, é uma obra que está pronta e fechada há mais de 2 anos. Precisamos botar gente para trabalhar nele e eu peço que votem nessa demanda”, disse. A demanda defendida foi uma das cinco mais votadas e segue para o documento final da lei Orçamentária Anual (LOA) 2018.

Participaram do evento o secretario municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, o administrador regional da CIC, Raphael Keiji Assahida, presidentes dos conselhos comunitários de segurança (Consegs), lideranças comunitárias, chefes de núcleos e representantes das secretarias municipais.

Na Regional Portão, seis prioridades foram eleitas (duas empataram em número de votos):

1. Melhorar ítens básicos de medicamentos e equipes de enfermagem, médicos e demais profissionais nas unidades de saúde
  2. Implantação do programa Câmbio Verde na Comunidade Portelinha
  3. Cursos variados gratuitos para adultos e adolescentes, masculino e feminino, para corte e costura, cabeleireiro, bordados, gastronomia, marcenaria, principalmente no bairro Portão no entorno das igrejas do Portão, São Jorge e de Santa Quitéria
  4. Abertura do CMEI Santa Schier
  5. Troca de piso da quadra poliesportiva do eixo de animação Arthur Bernardes
  6. Semáforo na Avenida Nossa Senhora Aparecida com Rua Deputado Nilson Ribas

Na Regional Tatuquara, as cinco prioridades eleitas foram:

1. Garantir a quantidade de medicamentos e insumos suficientes, conforme a demanda de cada unidade de saúde
  2. Contratação de profissionais de Educação Física para atividades de lazer nos espaços já existentes na regional
  3. Elaborar projetos para implantação de rotatória na confluência das Ruas João Goulart, Marcos Bertoldi e Alda Basseti Bertoldi
  4. Concluir obras do Viaduto da Rua Francisco Xavier de Oliveira
  5. Implantação do Terminal de Transporte no Tatuquara.

Vote pelo site

Também é possível votar nas prioridades de cada regional pelo site até um dia antes da consulta: http://loaconsulta.curitiba.pr.gov.br

Calendário da última fase do Fala Curitiba:

PINHEIRINHO

Data: quarta-feira (2/8)

Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033)

CIC

Data: quarta-feira (2/8)

Local: Rua da Cidadania do CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460)

BOQUEIRÃO

Data: quinta-feira (3/8)

Local: Salão II da Igreja Visão Missionária (Rua Anne Frank, 4.209, Boqueirão)