Cajuru e Bairro Novo elegem cinco prioridades para o orçamento de 2018

Moradores das regionais Cajuru e Bairro Novo participaram nesta segunda-feira (31/7) da escolha de obras e serviços que irão compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018. Mais de 300 pessoas participaram dos dois encontros presenciais e outras 200 votaram pela internet em cinco prioridades. Nesta terça-feira (1/8), as eleições serão nas regionais Portão e Tatuquara.

No Bairro Novo, o encontro foi conduzido pelo administrador regional Fernando Werneck Bonfim. “A população foi ouvida em todos os encontros, debateu as demandas coletivas e escolheu as cinco prioridades para a LOA 2018. Outras demandas pontuais já estão sendo solucionadas pela regional e o que não pode ser resolvido de imediato está em tramitação nas secretarias”, comentou.

Bonfim também falou sobre as obras que estão sendo feitas na piscina do Clube da Gente do Bairro Novo, local do evento. “A piscina aqui está vazia pois estamos consertando um vazamento deixado desde a gestão anterior. Eram mais de R$ 30 mil desperdiçados e nada foi feito. Identificamos o problema, estamos corrigindo e conseguimos um crédito com a Sanepar para reaver esse dinheiro perdido”, contou.

Moradora da Vila Xapinhal, no Sítio Cercado, há mais de 20 anos, Rosângela Brito Lima Almeida defendou melhorias na segurança pública. “Isto sempre foi um problema na região, mas agora está pior. Estão roubando tudo, até os tênis e coisas das crianças que andam na rua”, comentou Rosângela. A moradora também elegeu investimentos na saúde, com o aumento do número de profissionais na unidade de saúde infantil que atende a região. A demanda foi eleita para compor a LOA 2018.

Ainda sobre a segurança pública, o inspetor Vilson Stempinhaki, da Guarda Municipal, informou que já está sendo implementado reforço e a maior presença da Guarda nas escolas municipais e nos arredores para combater a criminalidade e a violência.

Participaram do encontro a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, o deputado estadual Mauro Moraes, o vereador Beto Moraes, o administrador regional do Portão, Gerson Gunha, a administradora regional de Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima, chefes de núcleos e representantes das secretarias municipais.

As cinco prioridades da Regional Bairro Novo:

1. Recursos para cursos nos Liceus de Ofícios.
  2. Construção do espaço de saúde na unidade Xapinhal.
  3. Concurso para orientador em Esporte e Lazer.
  4. Contratação de profissionais para atendimento em todas as unidades de educação infantil.
  5. Reforma do Centro de Esporte e Lazer Xapinhal.

As cinco prioridades da Regional Cajuru:

1. Atendimento das crianças de 0 a 3 anos nos CMEIS.
  2. Projetos que envolvam as famílias em parceria com a FAS.
  3. Reestruturação do Centro da Juventude Audi-União.
  4. Revitalização do Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas.
  5. Reforma da Unidade Municipal de Saúde São Domingos.

Vote pelo site

Também é possível votar nas prioridades de cada regional pelo site http://loaconsulta.curitiba.pr.gov.br

Calendário da última fase do Fala Curitiba:

TATUQUARA

Data: terça-feira (1/8)

Local: Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara)

PORTÃO

Data: terça-feira (1/8)

Local: Rua da Cidadania da Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha)

PINHEIRINHO

Data: quarta-feira (2/8)

Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033)